quarta-feira, 24 de novembro de 2010

JOGOS VIRTUAIS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

  Para algumas pessoas os jogos virtuais são motivo de diversão e lazer, mas para muitos estudantes é uma forma de aprendizado.Os jogos eletrônicos se tornaram ferramentas pedagógicas que despertam a curiosidade para conteúdos ensinados na sala de aula. Eles estimulam a busca por respostas de questões que fazem parte do dia a dia.
Pontos positivos: contribuem na socialização, aumenta a concentração e melhora o aprendizado.
Pontos negativos: se tornam prejudiciais quando viciam ao ponto da pessoa deixar de fazer outras atividades para ficar jogando.

Outros links interessantes:
http://papajogos.uol.com.br/jogos-infantis/Patinho_Virtual_1271.html
http://www.divertudo.com.br/

Jogos escolhidos:
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/silabas-jogo-da-silaba-ra.html
http://www.joguemais.com.br/jogo_online_infantis_5946
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/coletivos-quiz.html

Utilização na sala de aula: escolhemos usar o jogo da sílaba que ajuda no processo de alfabetização da criança, pois utiliza a família silábica de uma letra e o aluno tem que associá-la ao desenho correspondente.

Conclusão: acho que a utilização de jogos virtuais na sala de aula pode ajudar bastante no desenvolvimento cognitivo da criança, além de ser uma forma de sair da rotina e mostrar ao aluno que o processo de aprendizagem também pode ser prazeroso, só tem que se tomar cuidado nas escolhas dos jogos, observando se ele realmente tem um objetivo pedagógico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário