sexta-feira, 19 de novembro de 2010

ILHA DE CALOR

Clique para ampliar

Objetivo: Enfatizar a importância do assunto a ser discutido, despertando o interesse e a participação do aluno. Discutir em sala de aula as principais causas que contribuem para a formação de ilhas de calor como por exemplo a poluição do ar, redução de áreas verdes e o uso de materiais que absorvem muita radiação solar que são utilizados na construção de prédios. Falar das consequências que isso pode trazer para o meio ambiente, fazendo com que o aluno comece a trabalhar sua consciência ambiental.

Atividade:  1) Dividir a classe em turmas que devem coletar as temperaturas em determinadas horas do dia, descrever o lugar onde foram coletadas (se possível tirar fotos) é importante que todos coletem nas mesmas horas do mesmo dia (manhã, meio dia, tarde, noite). Um grupo deverá coletar em área junto ao asfalto, outro entre prédios, outro em área arborizada e, se possível, no centro e na periferia;
2) Propor a confecção de mapas (coleção de mapas) com a distribuição da temperatura em diferentes instantes do dia (um mapa para cada hora diferente);
3) Elaborar diferentes tabelas de temperatura: máximas, mínimas, amplitude térmica, variação de temperatura por localidade, etc.;
4) Elaborar um conjunto de "opiniões/proposições" dos alunos acerca deste problema em sua localidade: causas e soluções.
Conclusão da atividade:
Fazer uma exposição da pesquisa e apresentar as possíveis soluções e realizar um debate com as idéias propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário